O papel da educação na proteção e prevenção da violência sexual na infância e adolescência
O papel da educação na proteção e prevenção da violência sexual na infância e adolescência
A escola e os educadores exercem um papel importante no combate ao abuso e à exploração sexual. Por isso, integrantes da Secretaria da Educação, em parceria com o Ministério Público, realizaram a videoconferência para incentivar o fortalecimento de ações integradas para a prevenção e proteção dos menores.
De acordo com dados do SINAN – Sistema de Informação de Agravos de Notificações do Ministério da Saúde, no ano de 2016 foram realizados quase 23 mil atendimentos a vítimas de estupro no Brasil. E em 57% dos casos, as vítimas tinham entre 0 e 14 anos.
Thiago Teixeira Sabatine, ATCG – Gabinete do Secretário; Valéria Scarance e Antonio Ozório Nunes, promotores de Justiça MPSP; Sandra Fodra, sistema de Proteção Escola; e Mariana da Silva Ferreira, médica legista – IML, estiveram presentes para trazer informações sobre o retrato da violência sexual na infância e adolescência, legislação em vigor, a rede de proteção existente e assistência às vítimas.
Bloco 2 de 2
Proteção e Prevenção; Sexualidade na infância e adolescência;
PCNP e supervisores e interlocutores de diversidade sexual e de gênero; PCNP e Supervisores Gestores do Sistema de Proteção Escolar; Professor mediador; e Diretores e vice diretores de escola
00:41:07
Thiago Teixeira Sabatine, ATCG – Gabinete do Secretário; Valéria Scarance e Antonio Ozório Nunes, promotores de Justiça MPSP; Sandra Fodra, sistema de Proteção Escola; e Mariana da Silva Ferreira, médica legista – IML